O Covid-19 (coronavírus) pode afetar seus planos de viagem. Seja qual for seu destino, veja aqui as últimas recomendações.

Noticias Tudo o que você precisa saber sobre serviço de bordo em meio à pandemia (e o que você pode levar de comida para o avião)

Todos os artigos

Tudo o que você precisa saber sobre serviço de bordo em meio à pandemia (e o que você pode levar de comida para o avião)

Sabemos que viajar é especialmente difícil no momento. Mas, juntamente com os mais recentes conselhos e atualizações de viagens em meio à pandemia do coronavírus (Covid-19), queremos continuar inspirando você com novos conteúdos de viagens, para que, quando o mundo abrir suas portas novamente, você esteja pronto.

No início da pandemia, havia muita especulação sobre as mudanças nas viagens de avião. As máscaras seriam obrigatórias desde a decolagem até a aterrissagem e as companhias aéreas eliminariam o temido assento do meio e o serviço de bordo. Agora, à medida que os voos voltam ao normal, estamos vendo mudanças reais no solo – e no ar.

Novas regras e procedimentos trouxeram muitas informações novas para os viajantes, o que dificulta a vida até de viajantes mais experientes. Além do checklist que preparamos para você, reunimos as atualizações mais relevantes para responder às suas perguntas em relação aeroportos e voos.

O setor ainda está experimentando diferentes abordagens para manter os passageiros, funcionários do aeroporto e equipes de companhias aéreas em segurança – portanto saiba que as regras podem mudar à medida que aprendemos mais sobre o que está funcionando e o que não está. Para conferir as regras mais atualizadas, sempre consulte os sites dos aeroportos e das companhias aéreas.

Avião na pista
As companhias aéreas seguem servindo comidas e bebidas nos voos?

Muitas companhias aéreas suspenderam totalmente o serviço de bordo para reduzir o contato entre os passageiros e a tripulação, mas algumas ainda servem comida ou bebida no avião.

De qualquer forma, você provavelmente experimentará um serviço de bordo diferente do que costumava. Os fatores que afetam sua experiência a bordo incluem o tempo de voo, a companhia aérea com a qual você voa e a classe do seu bilhete.

Agora é comum, na classe econômica, os comissários de bordo oferecerem aos passageiros lanches individuais selados e uma seleção limitada de bebidas individuais e lacradas. E em vez de refeições com vários pratos para a primeira classe, as companhias aéreas estão oferecendo agora uma única bandeja pré-embalada ou, em alguns casos, uma refeição em caixa pré-embalada.

Em geral, as bebidas não serão mais servidas em garrafas maiores, mas sim em garrafas individuais ou latas. Isso pode incluir bebidas alcoólicas, como cerveja e vinho.

Quais são os exemplos de mudanças das principais companhias aéreas?


GOL, LATAM e Azul suspenderam temporariamente o serviço de bordo, à exceção de água em embalagem individual, servida sob demanda. A mudança ocorre por conta de uma norma da Anvisa que visa reforçar a obrigatoriedade do uso de máscaras durante todo o voo e nos aeroportos brasileiros.

United Airlines
Durante voos com menos de 2 horas e 20 minutos, os passageiros da classe econômica da United Airlines podem receber bebidas apenas mediante solicitação, e não são servidos lanches. Já em voos com duração superior a 2 horas e 20 minutos, é entregue um snack embalado, uma garrafa d’água e um lenço desinfetante.

Os passageiros de primeira classe em voos com menos de uma hora precisam solicitar bebidas. Aqueles que voarem por mais de uma hora receberão um snack, uma garrafa d’água e um lenço desinfetante.

Os passageiros da classe econômica em voos internacionais de longa duração recebem uma entrada, lanche e sobremesa embrulhada, uma refeição embalada durante o voo e lanches antes da chegada. Os passageiros Polaris e Premium Plus receberão suas refeições em uma bandeja coberta, em vez de em pratos separados.

Lufthansa
A Lufthansa anunciou um serviço de bordo simplificado até 31 de agosto de 2020. O serviço de classe econômica varia de acordo com o tempo de voo:

• Voos a menos de 50 minutos: sem serviço de bebidas
• Voos com duração superior a 50 minutos: passageiros ganham uma garrafa de água
• Voos com duração superior a 150 minutos: passageiros têm serviço de lanches e bebidas habituais
• Voos com duração superior a 180 minutos: os passageiros ganham um sanduíche vegetariano adicional (ainda é possível encomendar refeições especiais)

Na classe executiva, os passageiros podem esperar o serviço habitual de alimentos e bebidas. A pré-encomenda de refeições especiais também é possível.

Qatar Airways
O serviço completo de bebidas está disponível em todos os voos do Qatar. O serviço de bordo na classe econômica varia de acordo com o tempo de voo:

• Voos com menos de 2 horas: um lanche
• Voos superiores a 2 horas: uma refeição principal
• Voos acima de 7 horas: uma refeição principal e lanche
• Voos acima de 12 horas: duas refeições principais e um lanche

Na primeira classe e na business, as refeições pré-encomendadas são suspensas temporariamente e as áreas sociais e lounges a bordo são temporariamente fechadas. Para refeições, os passageiros podem esperar:

• Bebidas de boas vindas e toalhetes refrescantes
• Cardápio de uso único
• Jantar sob demanda servido em uma bandeja
• Seleção completa de bebidas e lanches

Posso levar minha própria comida no avião?

Sim, você pode levar comida no avião. As companhias modificaram ou suspenderam o serviço de alimentação para ajudar a reduzir o contato entre os passageiros e a tripulação. Como antes da pandemia, as companhias aéreas geralmente permitem que os passageiros levem comida a bordo, desde de que respeitando as diretrizes de segurança do aeroporto. Sua comida deve caber dentro da sua bagagem de mão.
  

Posso passar com comida na segurança do aeroporto?

Os viajantes podem levar comida no avião, especialmente em voos nacionais, onde as regras são mais brandas. Em voos internacionais, no entanto, ao chegar no raio-x, você deve remover todos os alimentos e lanches da mala de mão, juntamente com os líquidos ensacados, e passar separadamente.

Aqui estão alguns itens sólidos de comida que são permitidos:
• Comida de bebê
• Pão
• Bolo
• Balas
• Cereais
• Queijo
• Chocolate
• Carne cozida, frutos do mar e legumes sem líquido
• Bolachas/biscoitos
• Frutas secas
• Nuts (castanhas, nozes,…)
• Tortas
• Pizzas
• Sanduíches
• Lanchinhos em pacote

Aqui estão alguns itens alimentares que são tratados como líquidos e devem seguir os requisitos de 100 ml:

• Requeijão
• Molho
• Mel
• Húmus
• Sorvete
• Geléia
• Óleos e vinagres
• Iogurte

A maioria das frutas e legumes frescos não pode ser transportada devido ao risco de propagação de pragas de plantas invasoras.

Lembre-se de que a decisão final em relação à permissão cabe aos oficiais de segurança de plantão ou aos fiscais da vigilância sanitária.

Alguns aeroportos ao redor do mundo também estipulam que apenas uma peça de bagagem de mão seja levada através da segurança para ajudar a minimizar o tempo de espera e acelerar os processos de embarque e desembarque. Verifique com o aeroporto de onde você está partindo para ver quais são os requisitos locais.

As lojas e restaurantes do aeroporto estão abertos?

Varia de acordo com o aeroporto, mas provavelmente você vai encontrar poucas opções abertas. Muitas lojas e restaurantes do aeroporto permanecem fechados, enquanto outros têm horário reduzido ou apenas oferecem comida para viagem. É recomendável verificar o site do aeroporto para ver quais alterações foram feitas e para que você possa se planejar adequadamente.

Existem novas regras em relação a líquidos em aviões?

Para voos internacionais, segue valendo a regra dos 100 ml: líquidos com menos de 100 ml são permitidos, inclusive álcool, mas devem ser colocados em um único saco plástico com zip. No entanto, os regulamentos geralmente proíbem o uso de álcool gel ou líquido em aviões, a menos que seja fornecido pela companhia aérea. As companhias aéreas estão permitindo que os passageiros tragam a bordo bebidas não alcoólicas que forem adquiridas no terminal do aeroporto.

Posso tirar minha máscara facial para comer durante o voo?

Máscaras que cobrem totalmente o nariz e a boca são obrigatórias durante os voos. No entanto, as companhias aéreas entendem que você não tem como cobrir o rosto enquanto come ou bebe, portanto, você pode levantar ou remover temporariamente sua máscara para comer ou beber. Depois, você deve colocá-la o mais rápido possível.

As companhias aéreas que exigem máscaras a bordo do voo incluem Gol, LATAM, Azul, Lufthansa, Virgin Atlantic, United, Delta, Air Canada e TAP Air Portugal, entre outras.

A Qatar Airways exige que os passageiros da classe econômica usem protetores faciais (face shield), além de máscaras durante o voo, que a companhia aérea distribui gratuitamente. Não é necessário usar ao comer ou beber. Solicita-se aos clientes da Classe Executiva que usem os protetores faciais (face shield) a seu próprio critério.

A constante atualização no setor de viagens

Como você pode ver, muita coisa mudou desde o início da pandemia. A boa notícia é que vimos as companhias aéreas evoluindo suas restrições nos últimos meses – mesmo quando se trata de serviço de bordo. À medida que o tempo passa e eles continuam avaliando os processos atuais, podemos esperar mais ajustes nos aeroportos e nas experiências de voo.

Lembre-se de viajar de maneira responsável, seguindo as regras do aeroporto e da companhia aérea, usando uma máscara, lavando ou usando desinfetante para as mãos, não tocando seu rosto e respeitado o distanciamento social de 2 metros. Consulte as autoridades locais ou o seu médico se não se sentir bem antes, durante ou depois da viagem e revise seus planos para manter a si mesmo e às outras pessoas em segurança.

Descubra para onde você pode ir

Fazendo planos para quando puder sair de casa? Confira o nosso mapa global interativo e descubra quais fronteiras estão abertas. Aproveite e inscreva-se para receber atualizações por email assim que seus destinos de interesse reabrirem.

Quer ler mais?

Saiba mais sobre últimas atualizações em relação ao coronavírus:

Atualizamos nossas orientações de viagem durante a pandemia do novo coronavírus diariamente com alterações nas restrições de viagem.

O Skyscanner é o mecanismo de busca de viagens do mundo, ajudando seu dinheiro a render mais em passagens aéreashotéis e aluguel de carros.

Texto original: Tara Shubbuck
Tradução e adaptação: Jade Knorre